r 12 mensagens Página 1 de 1
ANDREIA - 9-7009-4921 / 9-8903-6333
  • Avatar do usuário
    Alexandrep99
    Forista ✰✰
    Forista ✰✰
    Estatísticas
    Registrado: 10/07/2018
    Última Visita: 12/07/2018
    Mensagens: 23
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 262 Comentários: 22
    TDs
    Total
    17 2 1 20
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por Alexandrep99 » 14/01/2019

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    https://www.destackterapias.com/andreia-3/ A Andréia atendia numa sala na Dias da Cruz e mudou-se r...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    https://www.destackterapias.com/andreia-3/
    A Andréia atendia numa sala na Dias da Cruz e mudou-se recentemente para a Silva Rabelo.
    Ela atende com duas outras meninas, a Thaís e a Vanda, não anunciadas.
    A Andréia é uma terapeuta tântrica e vai propor experiências sensoriais para você. Basicamente uma massagem relaxante, alguns toques mais leves que são a massagem sensitiva e por fim a ligan. A finalização pode ser incrementada com sexo oral.
    Massagem a 4 mãos é a especialidade da casa.
    As meninas não são santas, mas procuram ser profissionais. Sugiro abordá-las com educação, ir primeiro numa sessão de massagem e ir explorando as possibilidades do local.
    “A melhor maneira de livrar se de uma tentação é ceder-se a ela.” Oscar Wilde
  • Avatar do usuário
    Camellot
    Iniciante ✰
    Iniciante ✰
    Estatísticas
    Registrado: 08/05/2015
    Última Visita: 02/06/2021
    Mensagens: 57
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 105 Comentários: 86
    TDs
    Total
    16 1 1 18
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por Camellot » 04/04/2019

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    https://www.destackterapias.com/vanda/ Conheci a Vanda, pois a Andreia não estava disponível. Uma...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    https://www.destackterapias.com/vanda/

    Conheci a Vanda, pois a Andreia não estava disponível. Uma bela mulher com seus 40 anos ou um pouco mais, mas corpo em forma, bem sarada até, ombros de quem levanta peso, sem exageros.

    A sala tem uma bola-fora pois o banheiro é na porta em frente. Sim, tem que pisar no corredor. Mas como o prédio é pequeno e pouco movimentado, deu pra dar esses 2 passos tranquilamente. Mas a parte boa é que é um amplo e bem acabado banheiro. Depois do medo inicial de alguém me ver de roupão, nao vi grandes problemas nao!

    São 2 ou 3 quartos, com divisão até o teto e ar inidividual, por isso curti a sala. É basicamente massagem sensual na maca. Luz baixa, aquelas musicas com flauta peruana e massagem mesmo, profissional. Ela reluta em dizer que faz oral, mas sem essa confirmação eu nao iria, então ela confirmou.

    Aquele clássico "estamos de bruços, só massagem". "viramos de frente, a coisa esquenta". Ela eventualmente tirou a blusa e calça e ficou so de calcinha e começou a chupar. Perguntei se rolava sexo, ela disse que nao, porém nao senti muita firmeza se com mais atendimentos ela aceitaria. Rolou um papo de: se a gente se sente a vontade com o cliente, a coisa fica mais próxima. Uma das salas é a "sala vermelha" com colchão (ou tatame), que ainda nao voltei para ver como é.

    Relaxei com uma massagem profissional e um oral que nao foi até o fim, mas gozei no lingam.

    Elas sempre anunciam massagem a 4 mãos, e perguntei se era na mesma qualidade que aquela, ela disse que até melhor. Imagino o que isso significa. Fiquei curioso e ainda voltarei para experimentar. Por zap elas mandam promoções quase que diariamente, para quem nao tem problema em receber mensagens durante o dia de serviços assim, rs. Elas tem instagram tambem, mas bem profissional, nada de anunciar serviços adultos.

    De qualquer maneira, como adoro massacanagem por ser diferente do que tenho em casa, sempre procuro e este eu recomendo. Ainda vou conhecer a Andreia e conto aqui!

    Abraço aos confrades!
  • Avatar do usuário
    Senhor.X
    Iniciante ✰
    Iniciante ✰
    Estatísticas
    Registrado: 16/10/2018
    Última Visita: 03/07/2019
    Mensagens: 3
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 36 Comentários: 5
    TDs
    Total
    3 0 0 3
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por Senhor.X » 04/05/2019

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    TD ocorrido dia 25/04 Local: Marcação pro WhatsApp. Limpo e organizado. Com direito a café expre...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    TD ocorrido dia 25/04

    Local:
    Marcação pro WhatsApp.
    Limpo e organizado.
    Com direito a café expresso, água e balinha

    Menina:
    Simpática e bem calada

    Massagem:
    Musiquinha zem um pouco alta pro meu gosto.
    Boa, concentrado nas costas e pernas. Poderia ser mais forte. Mas foi bem agradável. Sem esbarrões ou undergrounds.
    No início ela passa o cabelo pelo sei corpo e da uma gemidas no seu ouvido.
    Mas logo volta na massagem normal.
    Antes de pedir pra virar ela tira a calça ficando só com de body.
    Massageia as pernas e logo vai pra rola fazer o lingam.
    Depois de alguns minutos de massagem na rola começa o bate estaca e a gemedeira, pra incentivar logo o fim.
    Gozo e ela volta a massagem tórax e ombro.
    Por fim rola mais uma massagem na rola.

    Não tem tei tocar ou algo a mais por não haver combinado. Mas parece que tem jogo se tentar.

    Experiência boa apesar de faltar algo como um boquete ou incentivo ao pegar o corpo.

    Abraço a todos
  • Avatar do usuário
    Senhor.X
    Iniciante ✰
    Iniciante ✰
    Estatísticas
    Registrado: 16/10/2018
    Última Visita: 03/07/2019
    Mensagens: 3
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 36 Comentários: 5
    TDs
    Total
    3 0 0 3
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por Senhor.X » 12/05/2019

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Voltei para um repeteco dessa vez fui experimentar a 2 mãos. Fui informado que haviam 2 opções. ...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Voltei para um repeteco dessa vez fui experimentar a 2 mãos.
    Fui informado que haviam 2 opções. 200 vestidas e 250 peladinhas. Optei pela segunda opção. ( quem está na chuva é para se molhar )

    Chegando habitual tira a roupa e deita. Esperei um pouco para as 2 entrarem. Dessa vez a música não foi “flauta peruana” mas tava mais para “jazz pra foda”.

    Deitado de bruços, as duas começam a massagem. Passando as 4 mãos e gemendo no meu ouvido. Parada de louco. Uma sincronia sem tamanho.

    Lá pelas tantos a Andreia monta na maca e sobe em mim e sinto aquele corpão todo pesando sobre o meu. E ela fala baixinho solta o ar ... e ela solta o peso .. maravilhoso.

    Depois muita tortura ( por que toda a parte das costas não rola underground) elas pedem pra virar. Aí a parada fica gostosa. Massagem nas pernas peito e por fim as 2 massageando minha rola.
    Maravilhoso, uma nas bolas e a outra no saco e vice versa. Muito bem ensaiado. Depois do liguam acabo gozando.

    Mas a massagem continua ombro e pescoço.
    Depois voltam outra punheta ( essa tava bem com cara de punhete mesmo ) . Andreia na torcida “vai Vanda asssim” e a Vanda no trabalho braçal. Nessa hora elas liberaram o corpo para tocar e acabei tocando uma siririca gostosa na Andreia. Vale ressaltar que Andreia tem um corpo digna de deusa grega e Vanda um corpo super sarado, bunda super malhada.

    Acabei nem gozando talvez pelo excesso de pressão. Mas foi super gostoso.

    No final ainda dancei uma musica com a Andreia, dançar junto estilo dança de salão.

    Valeu a experiência, provavelmente volte mais vezes.

    Até por que apaixonei pela Andreia.

    Pontos relevantes: tinha uma terceira menina na casa muito muito linda. Talvez a próxima tente fazer uma dobradinha da Andreia com ela. Se alguém souber o nome e contato aceito a ajuda.

    Pontos negativos: o ar condicionado deu problema no meio da massagem aí, a situação ficou meio prejudicada por uma delas ficou tentando arrumar. Triste mas nada que tirasse ponto.
  • Avatar do usuário
    caverna
    Aposentado
    Aposentado
    Estatísticas
    Registrado: 11/04/2012
    Última Visita: 23/07/2019
    Mensagens: 163
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 163 Comentários: 101
    TDs
    Total
    41 3 2 46
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por caverna » 23/05/2019

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Aproveitando alguns dias de folga no trabalho, ontem ia no Méier e resolvi agendar uma massagem por...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Aproveitando alguns dias de folga no trabalho, ontem ia no Méier e resolvi agendar uma massagem por lá
    Entrei em contato comm a Raquel pelo zap https://www.destackterapias.com/rachel-2/
    Super atenciosa, respondeu todas as minhas perguntas
    Me enviou fotos das outras que trabalham com ela para fazer 4 mãos. Escolhi uma morena que achei muito bonita, mas que não tem anuncio (eu esqueci o nome dela...Livia, lucia..algo parecido rsrs).
    Fui para o local
    Chegando ao local, o prédio está sem número, então deve prestar atenção para não passar direto (como eu fiz)
    Tem um interfone, sem presença de porteiro.
    Chegando na sala sou atendido pela Raquel com um belo sorriso e super simpática...então ela chama a morena (baixinha ).
    Me levam até a sala e troco de roupa, ponho um roupãp, pois o banheiro é do outro lado do corredor...tenho que sair da sala
    Ao voltar as duas entram e pedem para eu me deitar de costas, onde então começam uma massagem sensitiva (elas ficam de calcinha e um tipo de maio -sei lá o nome disso ...achei legal quando as duas põe a mão no meu pau e ficam respirando profundamente rsrs.
    Depois as duas começam a revesar um tipo de massagem tailandesa...a raquell vai por cima e a outra fica ao meu lado beijando meu corpo, lambendo minha orelha, sussurrando, e leves passadas de mãos no meu pau...depois de um tempo trocam de lado, A morena deixou eu passar minha mão no sua buceta sobre a calcinha...
    Sinceramente não sei se a Raquel fez algum boquete. Após gozar, me viro e então elas começam uma massagem mesmo, e muito boa
    Após o término me vesti, bebi um refrigerante e fui embora
    Gostei muito, as duas muito simpáticas e educadas
    Pretendo voltar com certeza
    "Pense na solução, não no problema"
  • Avatar do usuário
    Senhor.X
    Iniciante ✰
    Iniciante ✰
    Estatísticas
    Registrado: 16/10/2018
    Última Visita: 03/07/2019
    Mensagens: 3
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 36 Comentários: 5
    TDs
    Total
    3 0 0 3
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por Senhor.X » 04/03/2020

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Fui a Andréia mais uma vez semana passada, incrível terapeuta. Sala extremamente limpa e bem cuida...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Fui a Andréia mais uma vez semana passada, incrível terapeuta. Sala extremamente limpa e bem cuidada .
    Andréia é sempre carinhosa e atenciosa .
    Como sempre escolhi a completa .
    Você deita nu sobre a maca e ela com Suas mãos sempre quentes fazem uma massagem gostosa nas costas .
    Eis que ela sobe na maca também nua e deita sobre o seu corpo, respirando fundo no ouvido .
    Depois ela desde e a massagem continua,
    Costas pernas e ela pede pra virar e então começa uma massagem nas pernas chegando ao penis .
    Ela massageia e engole o garoto, muita técnica junta, coisa realmente incrível .
    Continua assim até você gozar, então continua a massagem peito e ombros.
    Como sobrou um tempinho ainda recebi mais uma massagem peniana .
    Adoro Andréia e principalmente as mãos dela que são sempre fervendo .
    Sempre me pergunto se rola uma meteção mas nunca me atrevo a seguir ..
  • ScottFree
    Estatísticas
    Registrado:
    Última Visita: 01/01/1970
    Mensagens:
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 0 Comentários: 0
    TDs
    Total
    0 0 0 0
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por ScottFree » 13/08/2020

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Sou cliente da Andreia tem tempos, mas vou contar da ultima vez que fui la. Pra quem não conhece, ...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Sou cliente da Andreia tem tempos, mas vou contar da ultima vez que fui la.

    Pra quem não conhece, Andreia é uma mulher negra, com um corpo muito bonito.

    Chegando la sou recepcionado por ela, que me encaminha a sala para a massagem, como ja foi falado aqui, voce deita nu e ela começa os trabalhos, nessa parte rola varios undergrounds e são otimos, dão mais tesão ainda, ainda mais que ela fica gemendo no seu ouvido enquanto faz isso, depois pede para virar e vai pro lingam, que nossa senhora é outro nivel, nessa hora ela ja ta sem roupa e deixa você passar a mão a vontade, mexi muito na bucetinha dela, que começou a ficar molhada, mexi tanto que chegou a gozar e parando o lingam, depois e retomou e finalizou e nossa senhora que sensação boa.

    pra quem é do meier vale muito a pena, de verdade.
  • Avatar do usuário
    otaviomarques
    Iniciante ✰
    Iniciante ✰
    Estatísticas
    Registrado: 09/10/2020
    Última Visita: 25/06/2021
    Mensagens: 2
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 12 Comentários: 52
    TDs
    Total
    0 1 0 1
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por otaviomarques » 09/10/2020

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Sempre que a grana permite frequento o espaço dela. No whatsapp ela manda fotos de 3 assistentes, a...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Sempre que a grana permite frequento o espaço dela. No whatsapp ela manda fotos de 3 assistentes, a Amanda uma de cabelo preto, a Letícia negra e a Tainá

    Loirinha gaúcha magrinha, que foi minha escolhida.

    Entro na sala o mesmo esquema de sempre: fico de costas, recebo massagem, ela deita nas minhas costas nuazinha e começa a me atiçar.

    Depois de frente, começa a safadeza, beijo ela na boca ( todas exceto a Andréa beijam na boca) , porém a Tainá disse que não gosta de beijo...mas beijou assim mesmo. Beijei e passei a mão a vontade.

    Por fim ela me finalizou numa punheta muito mal tocada e com pressa pra acabar.
  • ScottFree
    Estatísticas
    Registrado:
    Última Visita: 01/01/1970
    Mensagens:
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 0 Comentários: 0
    TDs
    Total
    0 0 0 0
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por ScottFree » 09/12/2020

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Mas um vez na Andreia, dessa vez rolou um 4 mãos com uma outra garota que não vou lembrar o nome a...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Mas um vez na Andreia, dessa vez rolou um 4 mãos com uma outra garota que não vou lembrar o nome agora, mas vamos ao td

    Cheguei no inicio da tarde, fui recepcionado por ela mesmo, que sempre deixa o clima leve e amistoso, falante, mas não é chata, ela mesma que sugeriu o 4 mãos, pois queria treinar a assistente nova. Deite na maca de cueca(de inicio estranhei) e elas começaram a massagem, muito boa e sensual pra caralho, ficavam passando a unha nas costas, beijando a orelha e tudo isso, depois de um tempo tiram minha cueca e andreia sobe na maca, nessa hora sinto corpo dela nu sobre mim e nossa que tesão, ela esfrega todo o corpo e depois vem a assistente que faz tão bem quanto ela, o tempo passa e pedem pra virar, nessa hora começa um lingam alternando entre as duas que nossa senhora, tive que me segura pra não gozar, depois as duas repetem se deitando sobre mim e esfregando o corpo e finalizam no lingam.

    mesmo não rolando sexo a principio, é muito bom e saio levinho.
  • Avatar do usuário
    HadesX
    Iniciante ✰
    Iniciante ✰
    Estatísticas
    Registrado: 03/02/2020
    Última Visita: 01/01/1970
    Mensagens: 10
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 89 Comentários: 6
    TDs
    Total
    5 2 3 10
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por HadesX » 26/08/2021

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Boa noite confrades!! Primeiramente peço desculpas, to com qse um ano de TDs atrasados, mas eu vou...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Boa noite confrades!!

    Primeiramente peço desculpas, to com qse um ano de TDs atrasados, mas eu vou botar tudo em dia agora!!

    Esse TD ocorreu em dezembro/2020, estou postando pois a menina voltou para a casa. Minha primeira vez no Espaço Corpore foi beeem estranha rsrs. O atendimento por whatsapp foi tranquilo, mas ao perguntar dos complementos a Andreia afirmou com todas as letras que "Não existiam", mesmo eu tendo amigos próximos que frequentam a casa. Enfim resolvi arriscar e marquei com a Amanda, vai que ao vivo mudavam o discurso... ledo engano.

    Voltando um pouco, o local é de facil acesso no Méier, não tem portaria e vc precisa interfonar para entrar, parece um imovel residencial que foi repropositado para comercial. A casa em si e bem apertada, possui duas cabines e até então eu nao sabia, porém tem banheiro.

    A Amanda é uma mulher alta parece ter seus 20 e poucos anos e corpo parece ser de falsa magra, digo parece pq nada aconteceu e de roupa completa nao da pra saber rsrs.

    Chegando lá fui recepcionado pela própria, que me levou pro quarto, pediu para eu não tirar a cueca e deitar na maca, ou seja, massagem normal mesmo, nem tentei avançar. Pensei, bem vou relaxar pq a massagem deve ser boa... ledo engano mais uma vez, totalmente espalha creme entrou muda e saiu calada, mesmo eu puxando assunto algumas vezes, completamente monosilabica. Enfim paguei os cem merreis, fiquei triste e fui pra casa...

    Dai em diante a Andreia me colocou em uma lista de transmissão da clinica e depois me mandou uma mensagem que me fez voltar la...(Continua no proximo episódio)
  • Avatar do usuário
    HadesX
    Iniciante ✰
    Iniciante ✰
    Estatísticas
    Registrado: 03/02/2020
    Última Visita: 01/01/1970
    Mensagens: 10
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 89 Comentários: 6
    TDs
    Total
    5 2 3 10
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por HadesX » 26/08/2021

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Continuando... A Andreia me mandou uma mensagem pedindo desculpas pelo atendimento anterior(Pq eu re...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Continuando... A Andreia me mandou uma mensagem pedindo desculpas pelo atendimento anterior(Pq eu reclamei do espalha creme) e pediu para eu voltar q não iria me arrepender... To fazendo nada, vou fazer papel de trouxa simbora.

    Dessa vez a historia foi outra, não lembro o nome da menina por nada nesse mundo(e ja saiu da casa 12** ), mas eu lembro do atendimento como se fosse hj. Ela é negra, corpo normal, mais pra falsa magra, cabelo loiro utilizando longos dreads, peitos medios que cabiam direitinho na palma da minha mão, uma bundinha arrebitada linda de se admirar e um rosto de safada de pirar o cabeção auhauahau.

    Enfim, chegando lá fui recepcionado pela Andreia dessa vez, que me encaminhou pra sala junto com a menina e disse pra ela baixinho: "Esse é completo". Tava achando que ia ser só uma punhetinha ou uma lingam e novamente... ledo engado, mas dessa vez pro bem!!

    O atendimento foi espetacular, a massagem foi extremamente prazerosa e na pressão certa, quando eu virei de frente ela ja estava nua, subiu na maca e foi um show. Se roçou toda em mim, ficou brincando com meu pau na entrada na cetinha dela, por sinal mtu limpinha e cheirosa. Ficamos nessa roçação por um tempinho ate que ela desceu e abocanhou o mini Hades, que boquete Srs!! E que entrega!! Lambeu, sugou, enfiou tudo, engasgou, deu um trato nas bolas, foi um dos melhores boquetes que ja recebi. Ficamos nessa brincadeira por mais um tempo até que eu não me aguentei mais e gozei rios, na hr que eu avisei ela tirou a boca e deixou o rosto, mas depois me lambeu limpando tudo, acho q ela queria provar um pouco antes pra saber se o sabor tava bom auhauahauha.

    Pagamento feito, não ofereceram banho e rua... Queria marcar com ela novamente, mas saiu da casa e eu nao peguei o tel pra saber se esta em algum outro lugar. 46** 46** 46** 46** 46** 46**
  • Avatar do usuário
    HadesX
    Iniciante ✰
    Iniciante ✰
    Estatísticas
    Registrado: 03/02/2020
    Última Visita: 01/01/1970
    Mensagens: 10
    Reputação: 0 Ranking:
    Curtidas: 89 Comentários: 6
    TDs
    Total
    5 2 3 10
    Meus TDs Meus Posts
    Me chame no Chat

    por HadesX » 26/08/2021

    Você precisa estar logado para poder ver este conteúdo
    Bom, minha terceira e ultima(por enquanto) aventura na Andreia foi com a propria. Desde a primeira v...
    Você precisa estar logado para poder ver o resto deste conteúdo
    Bom, minha terceira e ultima(por enquanto) aventura na Andreia foi com a propria. Desde a primeira vez que eu fui queria ter ido com ela, mas as agendas nunca encaixavam e ela me direcionava para uma das meninas.

    Os confrades acima ja descreveram muito bem a Andreia, é isso sem tirar nem por, é uma MILF completa.

    Não tive nenhum problema no agendamento, finalmente nossas agendas bateram, e me encaminhei pro local. Fui recepcionado pela própria e encaminhado para a sala q agora tem luzes pra ficar trocando. Pela primeira vez me ofereceram um banho auhauha!!! Nem sabia q tinha banheiro lá, como eu estou de Home Office sempre tomo banho em casa antes de sair, só fui para tirar o coronga do corpo mesmo rsrs.

    Voltando pro quarto, ela faz uma massagem estupidamente competente onde eu quase durmo, porém qnd eu tava qse apagando ela mexe no mini Hades e ai ja era, acordou o bichinho vamos brincar rsrs. Virei de frente, ela não perde tempo e abocanha o pequeno, o atendimento dela nao teve a "nuru" do anterior, porem a maestria em sugar é igual, chupava, falava putaria, fiquei brincando com o grelinho dela o tempo inteiro enquanto ela cuidava do meu pau(disse q gozou duas vezes e fez toda uma encenação, mas acho dificil...). Enfim não aguentei mais e gozei na boca, que pegou tudinho e foi pro canto cuspir. Depois disso ela começa a massagem na parte da frente e nao demora mtu mini Hades ta pronto novamente, dalhe boquete por um tempo, porem eu tinha q voltar devido a uma reuniao e acabei nao finalizando a segunda vez.

    Corpo relaxado, saco vazio, banho!!, pagamento e rua!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

Ir para